Depois de 19 dias de estadia nos Alpes Dolomitas de Lorenzago de Cadore, no norte da Itália, o Papa Bento XVI partiu esta tarde rumo a sua residência do verão em Castel Gandolfo onde permanecerá até setembro.

O helicóptero que transporta ao Santo Padre partiu hoje às 17:02 (hora local) rumo ao aeroporto de Treviso-Istrana, acompanhado do Bispo desta cidade, Dom Bruno Andrea Mazzocato. Posteriormente, o Papa abordará o avião que o levará ao aeroporto romano de Ciampino, de onde se transladará ao Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, a 20 quilômetros ao sul de Roma, onde permanecerá todo o mês de agosto e setembro.

Durante sua estadia nesta localidade, o Pontífice se transladará nas quartas-feiras ao Vaticano para presidir as habituais Audiências Gerais. Todos os domingos, o Papa dirigirá em Castel Gandolfo a tradicional oração do Ângelus acompanhado pelos milhares de peregrinos que chegam até ali.

Em 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, Bento XVI presidirá a Santa Missa no templo paroquial desta pequena cidade da região italiana de Lazio.

O programa de atividades públicas do Santo Padre tem uma visita prevista ao santuário Mariano de Loreto, 1º e 2 de setembro; uma viagem apostólica a Áustria, de 7 a 9 do mesmo mês; e finalmente, no dia 23, uma visita pastoral à diocese italiana de Velletri, sede suborbitária que tinha sido atribuída pelo Servo de Deus João Paulo II, quando em 1993 elevou ao então Cardeal Joseph Ratzinger à Ordem dos Bispos.