À medida que mais famílias católicas se mudam ao povo de Ave Maria, na Florida, seus fundadores e desenvolvedores lutam por combater a percepção popular de que este novo povoado, construído ao redor da Universidade Ave Maria, é exclusivo para católicos.

A empresa Barron Collier Cos. está construindo o povoado em sociedade com Tom Monaghan, fundador da cadeia Domino’s Pizza e da Universidade Ave Maria, o primeiro centro universitário católico criado nos Estados Unidos nos últimos 40 anos.

Blake Gable, chefe do projeto, declarou à agência Associated Press que o povoado está aberto a todos.

No ano 2005, Monaghan anunciou que o povoado seria regido por princípios católicos. Descartou que os comércios enfaixam anticoncepcionais ou pornografia, e que os canais de televisão a cabo não ofereceriam conteúdo para adultos.

Depois de muitas críticas por parte de meios de comunicação e grupos civis não católicos, Monaghan agora assegura que o povoado crescerá sem inibições mas não permitirá a abertura de comércios dedicados ao sexo.

Os construtores também asseguram que as distintas denominações poderão ter lugares de culto. Do mesmo modo, insistiram em que a universidade e o povoado são duas entidades distintas.

Monaghan assegura que a Universidade Ave Maria seguirá estritas normas católicas, mas o povoado crescerá com restrições mínimas. O magnata investiu mais de 200 milhões de dólares na construção deste centro de estudos.

A Universidade abrirá suas portas em um mês e espera atrair a 5.500 estudantes, a quem alentará a "levar uma vida moral católica", conforme assegura seu presidente Nicholas Healy Jr.

Por sua parte, Gable descarta que as pessoas de outras denominações religiosas se sintam incomodados em um povoado chamado Ave Maria, "acaso quem vive em San Francisco ou San Antonio se sentem ofendidos?", questiona.