Depois de sustentar nesta manhã um "belíssimo" encontro com 400 sacerdotes das dioceses de Belluno e Treviso, região alpina onde se encontra de férias, o Papa Bento XVI revelou que falaram sobre Deus, a humanidade de hoje e do fato de que a "Igreja somos nós mesmos".

"Falamos que Deus, da Igreja, da humanidade de hoje e, sobre tudo, do fato que a Igreja somos nós mesmos e que neste caminho todos devemos colaborar", assinalou o Santo Padre em relação aos temas abordados na reunião com o clero local na igreja de Santa Justina mártir, na pequena cidade de Auronzo, perto de Cadore.

O encontro, que se iniciou com a oração da Hora Sexta da Liturgia das Horas e concluiu por volta de 1h da tarde, consistiu em um intercâmbio de dez perguntas e respostas entre os sacerdotes e o Papa, algumas sobre as maiores prioridades pastorais do momento atual.

Por sua parte, o Padre Federico Lombardi, Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé e da Rádio Vaticano, assinalou a esta emissora que entre os temas abordados estiveram "o problema de formação dos jovens e de sua consciência moral, os problemas da vida sacerdotal, a prioridade do ministério na situação atual da pastoral na Itália e na evolução da situação histórica atual".

Também trataram, revelou o porta-voz vaticano, alguns temas de atual importância como a evangelização e o diálogo. "O diálogo respeitoso com as outras religiões, em um contexto de forte imigração, mas também a questão –sempre delicada e que corresponde também a muitas pessoas e a tantos sacerdotes– dos divorciados que voltaram a casar e os conviventes e, então, como conciliar misericórdia e verdade".

"Além disso, o tema do Concílio e da fidelidade ao Concílio e ao seu espírito. Argumentos, portanto, muito amplos e muito variados que o Papa já tinha abordado também outras vezes em suas intervenções e em seus documentos e que foram tratados de maneira muito viva".

Finalizado da reunião, à saída do templo, o Pontífice saudou as milhares de pessoas que já o tinham acolhido em sua chegada com grandes mostra de acolhida e afeto. Com palavras improvisadas, o Papa afirmou que depois deste "belíssimo encontro" com os sacerdotes, "quero saudar todos vós de todo coração e com grande alegria, nesta belíssima terra dos dolomitas".

"Aqui posso descansar não só o corpo, mas também a alma". Posso "respirar não só este ar fresco do Criador, mas também o ar da amizade e da cordialidade, da qual me sinto muito agradecido", acrescentou Bento XVI antes de retornar a Lorenzago, onde permanecerá até a próxima sexta-feira.