O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez afirmou ao Chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, que a Igreja Católica não pretende impor a fé a ninguém e defendeu o direito a "desenvolver a liberdade religiosa a qual temos direito".

O também Bispo de Bilbao respondeu assim a algumas palavras de Zapatero no encerramento do 23° Congresso das Juventudes Socialistas, quem defendeu a ideologizada e controvertida disciplina Educação para a Cidadania e assinalou que "nenhuma fé pode impor-se nas leis".

Ante estas declarações de Zapatero, o Prelado espanhol recordou a mensagem de João Paulo II durante sua última viagem à Espanha pronunciado ante mais de meio milhão de jovens, onde afirmou que "a fé se propõe, a fé não se impõe". "Isso é o que nós pensamos, os católicos, e não queremos impor a fé a ninguém", disse Dom Blázquez à imprensa.

Em seguida, o Presidente da CEE destacou que a Igreja Católica está "muito de acordo" com a declaração de Estado sem confissão religiosa recolhida na Constituição espanhola. "E é sem confissão religiosa para que fieis e não fieis, de uma religião e de outra, possam desenvolver a liberdade religiosa a qual tem direito", afirmou.