Quem fora o primeiro bispo da diocese de Nossa Senhora da Alta Graça em Higüey (República Dominicana), Dom Juan Félix Pepén y Solimán, foi convocado à Casa do Pai neste sábado pela tarde na capital dominicana aos 87 anos de idade.

"Morreu tranqüilo, rodeado com o carinho de suas irmãs", disse Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio, Presidente da Conferência do Episcopado Dominicano (CED).

O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, presidiu esta manhã na Catedral Primaz da América uma Missa de corpo presente. Os restos do bispo emérito de Nossa Senhora da Alta Graça serão transladados amanhã à Basílica de Higüey, onde o Arcebispo Primaz presidirá uma concelebração eucarística com os bispos do país. Posteriormente se procederá a lhes dar sepultasse no mausoléu desse santuário.

Dom Pepén nasceu em Higüey em 27 de janeiro de 1920. Foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1947 e bispo em 31 de maio de 1959. Depois de ser bispo da recém ereta diocese de Nossa Senhora da Alta Graça em Higüey (1959-1975), exerceu seu ministério episcopal como Bispo Auxiliar de Santo Domingo (1975-1995).