A Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) emitiu um comunicado onde expressa sua "profunda consternação a notícia do trágico acidente" de uma nave da aerolinha TAM no aeroporto de Congonhas na terça-feira, 17 de julho, na cidade de São Paulo onde cerca de 200 pessoas perderam a vida.

Na nota assinada pelo Secretário Geral, Dom Dimas Lara, a CNBB expressou sua solidariedade com os familiares, parentes, amigos e colegas das vítimas do acidente. "Estamos juntos na dor das pessoas atingidas e as colocamos em nossas orações".

Por sua vez, o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, apresentou "as mais sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas desse grave acidente". "Elevo preces a Deus pelas pessoas que perderam a vida, por aquelas que ficaram feridas e pelos seus familiares, que vivem este momento com profunda consternação e dor. Peço que Deus os conforte.", disse o Prelado.

Por outro lado, os prelados mexicanos indicaram que "nos unimos em oração com nossos irmãos brasileiros pelos falecidos na capital paulista. Ao mesmo tempo, queremos manifestar nossos mais sentidos pêsames a todos os familiares dos afetados nesta tragédia e imploramos a misericórdia de Deus para que os tenha acolhido em seu seio".

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no país pelas vítimas do acidente.