A organização Population Research Institute (PRI) para a América Latina destacou que o Documento Final da Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe celebrada em Aparecida, apresenta a promoção da família como prioridade missionária para o Continente.

"Com 192 menções à família ou aspectos da vida familiar, o documento da V Conferência de Aparecida assinalou que a promoção da família é uma das prioridades na missão evangelizadora na América Latina. É particularmente destacado o conceito de que a família deve ser um dos eixos transversais de toda ação Evangelizadora da Igreja (n.435). Com isto os bispos querem nos dizer que temos que deixar de ver a família como um objetivo da ação pastoral e começar a ver também como um agente desta ação", sustenta o PRI.

Neste sentido, afirma que o documento "desde a introdução menciona que a família é um dom cuja vigência enriquece a realidade do continente. Mais adiante dirá que ‘a família é o valor mais querido por nossos povos’ (n.435). Mas não o deixa como uma expressão subjetiva, que certas correntes modernas poderiam pontuar de caprichosa, mas sim esclarece muito bem: nas famílias latino-americanas se expressa particularmente a riqueza da humanidade (n.6)".

"Como não alegrar-se ao descobrir que a Boa Nova de Jesus tem uma concreção particular na família! Os bispos latino-americanos falam da ‘boa nova da família’. Apesar de reconhecer todas as dificuldades atuais, Aparecida proclama com alegria que a família é ‘um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos’ (N. 114). E as entrevistas sobre a família como escola de fé nos obrigariam a repetir todo o texto", adiciona a organização.

Do mesmo modo, assinala que "dentro das linhas pastorais, o documento ressaltou que a família, respondendo a seu ser e a sua missão, é um poderoso instrumento de transformação social e eclesiástica (N. 432)".

"Poder-se-ia dizer que o capítulo 9 é o mais rico em conteúdo. Começa com uma afirmação categórica do valor do matrimônio entre um homem e uma mulher como bases da família. Continua com uma profunda reflexão teológica que nos localiza em que a origem da realidade familiar está na mesma Trindade. Passa por uma chamada de atenção contundente sobre a defesa pública dos valores mais íntimos da própria família (incluindo um chamado enérgico a legisladores, governantes e profissionais da saúde)", indica a organização.

"Termina com uma enunciação de 14 ações concretas e específicas que são como uma folha de rota para a decolagem definitiva da Pastoral Familiar em todo o Continente. Temas como a formação permanente, o diálogo com governos, a paternidade responsável, a atenção especial a matrimônios em situações irregulares, a órfãos, a mães adolescentes e solteiras, a lares incompletos, entre outros", considera o PRI.

Para mais informação sobre o PRI visite http://www.lapop.org