Em poucos dias, a capital chilena será sede da oitava reunião da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), que congregará  responsáveis e especialistas de comunicações e informática da Igreja na região.

Conforme informou a Agência de Comunicações e Imprensa do Episcopado Chileno, 50 pessoas confirmaram sua assistência à entrevista que se celebrará entre em 27 de setembro e em 1 de outubro.

“Ao encontro, convocado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, da Santa Sé, assistirão delegados das Conferências Episcopais do continente e de outros organismos da Igreja, responsáveis e conhecedores dos âmbitos informático e das comunicações”, acrescentou a agência.

A Missa e cerimônia inaugural serão celebradas na segunda-feira, 27 de setembro, a partir das 09h., na capela da Casa Central da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

A Eucaristia será oficiada pelo Núncio Apostólico no Chile, Dom. Aldo Cavalli; o Bispo de Valparaíso e Vice-presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom. Gonzalo Duarte; Dom. Renato Boccardo, Secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais; e Dom. Juan Luis Ysern, Bispo de Ancud e Presidente Honorário do Encontro.

Dom. Ysern terá a seu cargo a conferência inaugural da reunião. Logo, os delegados se deslocarão até a Casa de exercícios São Francisco de Sales, localizada-se em La Florida, onde se efetuarão as sessões.

Conforme informou o Escritório, “a importância do fenômeno informático continua interpelando vivamente à hierarquia da Igreja. Com milhares de sítios Web católicos, atualmente se multiplicam as redes de informação em um esforço que a Igreja decidiu acompanhar pastoralmente”.

O objetivo principal da RIIAL “é oferecer uma coluna vertebral para que as tecnologias da informação se usem em um clima de participação gaita, e fiquem ao serviço da comunhão eclesiástica, a evangelização e o trabalho pastoral”.