O Arcebispo de Los Angeles, Cardeal Roger Mahony, desculpou-se ontem ante os 508 demandantes que receberão uma indenização por supostos abusos sexuais perpetrados por membros do clero da Arquidiocese, logo depois de ter chegado a um acordo com eles.

"Realmente não há maneira de voltar para o passado e lhes devolver a inocência que foi tirada. A única coisa que queria dar às vítimas não posso dar. Uma vez mais, peço perdão a quem tem sido ofendido ou tenha sofrido abuso. Não deveria ter acontecido e não voltará a acontecer", disse o Cardeal ao mesmo tempo em que anunciou que os demandantes receberão, em conjunto, 660 milhões de dólares de indenização, conforme informa Associated Press.

Para poder pagar esta soma de dinheiro, a Arquidiocese, disse o Cardeal Mahony, deverá vender algumas propriedades –entre as quais não se encontram propriedades paroquiais–, utilizar recursos usados para investimentos e pedir empréstimos.

O Cardeal e as partes demandantes deverão agora apresentar-se ante um juiz da Corte Superior de Los Angeles para ratificar o acordo. "Penso naqueles que estiveram envolvidos nisto por mais de cinco anos, é um grande alívio", disse o advogado da Arquidiocese, Michael Hennigan. "Mas é uma pena que não tenhamos chegado a isto antes", adicionou.