Com ocasião da sexta edição de suas conferências anuais realizadas durante o período do verão, os membros da Comissão das Conferências de Bispos da Comunidade Européia (COMECE) refletiram e debateram sobre as diversas dimensões do processo de integração da Europa.

A entrevista episcopal se realizou na localidade do Smolenice, perto de Bratislava, na Eslováquia, um dos novos países membros da União Européia (UE). Realizado de 11 a 14 de setembro, teve como tema geral “a Europa integrada? Diversas dimensões do processo de integração europeu”.

O ciclo de conferências foi aberto no sábado pelo Bispo Frantisek Tondra, Bispo de Spis e presidente da Conferência Episcopal de Eslováquia (CEE). No domingo à noite, Dom. Frantisek Rabek, Bispo delegado da CEE deu boas-vindas ao Dr. Jan Figel, membro da Comissão Européia que, seguidamente, ofereceu uma conferência sobre o processo de integração do Continente.

Entre os conferencistas esteve o professor Heinrich Neisser, da Universidade de Innsbruck (Áustria), que fez uma introdução da história da integração européia. Do mesmo modo, o Dr. Juraj Alner e o Bispo tcheco de Ostrava, Dom. Frantisek Lobkowicz, ofereceram uma conversa sobre o impacto da ampliação dos membros da UE.

Por sua vez, Flaminia Giovanelli, do Pontifício Conselho Justiça e Paz, apresentou algumas reflixões filosóficas e antropológicas sobre o assunto em questão, enquanto que o eslovaco Dr. Frantisek Hanobík e o Dr. Gabriel von Toggenburg da Academia Européia de Bozen/Bolzano (Itália) explicaram o tema das minorias na Europa.

Do mesmo modo, Hanspeter Ruedl (Innsbruck) refletiu a respeito da integração entre "melting pot" e a “unidade na diversidade” e o Dr. Marek Smid (Bratislava) falou sobre o marco conceitual europeu da Santa Sé.

O ciclo de conferências deste ano é o primeiro depois da expansão da UE e o terceiro que tem lugar em um dos novos países membros. O evento reuniu a um grupo de gente jovem que trabalha em estreita relação com a COMECE.