As férias são um período em que não só se descansa o físico mas sim onde também se nutre o espírito através de prolongados momentos de oração e meditação para crescer no encontro pessoal com Jesus Cristo, disse o Papa Bento XVI ao dirigir hoje o Ângelus dominical durante sua estadia na região alpina do Lorenzago do Cadore, no norte da Itália.

"Todo bom cristão sabe que as férias são um tempo oportuno para descansar fisicamente e também para nutrir o espírito através de amplos espaços de oração e de meditação, para crescer no encontro pessoal com Cristo e conformar-se cada vez mais com seus ensinamentos", assinalou o Santo Padre ao meio-dia no Castelo de Mirabello, adjacente à casa que onde se hospeda.

Ante cerca de 1.500 paroquianos, o Pontífice refletiu em seguida sobre o Evangelho de hoje que nos apresenta a parábola do bom samaritano "que introduz no coração da mensagem evangélica: o amor para Deus e o amor para o próximo".

"Mas quem é meu próximo?, pergunta o interlocutor de Jesus. E o Senhor responde reformulando a pergunta e, mostrando, por meio da narração do bom samaritano, que cada um de nós deve fazer-se próximo de cada pessoa que encontra. ‘Vai, e faze tu o mesmo’", explicou o Pontífice.

"Amar, diz Jesus, é comportar-se como o bom samaritano. Nós sabemos, também, que o Bom Samaritano por excelência é precisamente Ele: sendo Deus, não duvidou em rebaixar-se até fazer-se homem e dar sua vida por nós", destacou.

Em seu discurso breve prévio à oração Mariana, Bento XVI agradeceu ao Senhor a possibilidade que obsequia de transcorrer alguns dias de descanso na montanha e estendeu seu agradecimento a todos a aqueles que o acolheram em Lorenzago, onde, disse, "tantas vezes esteve meu amado predecessor João Paulo II".

"Frente a este espetáculo de prados, bosques, cumes que se dirigem para o céu, aparece espontaneamente no ânimo o desejo de elogiar a Deus pelas maravilhas de sua obra, e nossa admiração porque estas belezas naturais se transformam facilmente em oração", compartilhou.