Uma delegação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu ao Primeiro Ministro desse país europeu, José Sócrates, que o Governo apresente "propostas dialogantes" de legislação complementar à nova concordata com a Santa Sé.

Depois de sua reunião com Sócrates, o Patriarca de Lisboa, Cardeal José Policarpo, disse à imprensa que foi uma reunião "muito simpática, objetiva e produtiva" onde se garantiu os princípios da Concordata entre a Santa Sé e o estado lusitano

O Cardeal indicou que os bispos solicitaram a audiência para analisar as causas do "mal-estar de diversos setores do país" e assim resolver a situação o quanto antes. O Cardeal assinalou que Sócrates se mostrou "sensibilizado" com os problemas expostos pela CEP.

O Patriarca de Lisboa explicou que pediram ao Primeiro Ministro que a Concordata de 1940 siga vigente até que seja substituída pela nova lei e que esta seja aprovada o quanto antes, tendo em conta o contexto atual e a presença da Igreja na sociedade portuguesa.

O Concordata entre Portugal e a Santa Sé foi ratificado em 18 de dezembro de 2004, três meses antes da tomada de posse de Sócrates, em 12 de março de 2005. Até o dia 6 de junho não foram nomeadas as comissões para regulamentar o documento.