O Escritório de Imprensa do Episcopado mexicano emitiu ontem um comunicado onde condenou os atentados terroristas ocorridos em dutos de Petróleos Mexicanos (PEMEX) em Querétaro ontem e na semana passada em Guanajuato, aonde felizmente não houveram feridos mas que prejudicaram o abastecimento de gás na zonas afetadas.

O texto afirma que o "autodenominado Exército Popular Revolucionário (EPR)" reconheceu "a autoria dos atentados. Ante este anúncio e o reconhecimento da Procuradoria Geral da República de que estes fatos foram provocados, os católicos mexicanos, sempre amantes da paz com justiça, unimos a unânime condenação a este tipo de ações criminais".

"O fim do homem não é a violência mas sim a paz. A justiça jamais pode ser estabelecida por meio do terror, a explosão e o dano a terceiros. A violência engendra violência e a semente do terrorismo colherá frutos de um novo terrorismo", prossegue o texto.

Para o Escritório de Imprensa da CEM, "os que assim atuam ocultando-se sob bandeiras ‘populares’ e cometendo estes atos de terrorismo só mostram que são covardes, que não interessa a pátria e que procuram seu próprio benefício acima do bem comum".

"A violência nunca poderá resolver os conflitos entre seres humanos. O atropelo, a violência armada e a guerra são opções que só semeiam e engendram ódio e morte. Unicamente a razão e o amor são meios válidos para superar e resolver os conflitos entre as pessoas e os povos", conclui o comunicado.