O Arcebispado do México rechaçou que ao pedir modificações à Lei de Associações Religiosas e Culto Público se pretenda vulnerar o Estado laico e indicou que o que quer é que esta legislação seja "compatível com a própria Carta Magna que garante a liberdade para todos os cidadãos sem exceção".

Através de um comunicado recordou que o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, expressou ao jornal Reforma a inquietação que os bispos manifestaram nos últimos quinze anos "em relação às modificações que é preciso realizar na Lei de Associações Religiosas e Culto Público, a fim de fazê-la compatível com a própria Carta Magna que garante a liberdade para todos os cidadãos sem exceção".

Acrescentou que em várias ocasiões o Cardeal "fez pública a necessidade de passar da liberdade de cultos -já prevista em nossa Constituição- a uma autêntica liberdade religiosa"; não para vulnerar o Estado laico ou voltar para privilégios do passado, mas simplesmente para que "os ministros de culto e as Associações Religiosas gozem de uma autêntica liberdade de participação em uma sociedade que caminha para a consolidação da vida democrática".

O Arcebispado indicou que nesse sentido, o Colégio de Advogados Católicos (CAC) anunciou que está elaborando um projeto de lei "cujo objetivo é desculpar as deficiências legais que não permitem que em nosso país se respeitem as garantias individuais dos ministros de culto e impedir a intimidação e amordaçamento dos pastores, como infelizmente aconteceu no debate anterior, sobre a legalização do aborto no Distrito Federal".

O comunicado, assinado pelo porta-voz do Arcebispado, Pe. Hugo Valdemar, esclareceu que a proposta do CAC é uma iniciativa cidadã, autônoma e não da hierarquia; que entretanto "foi recebida com beneplácito pela Conferência do Episcopado Mexicano e por vários representantes de outras Associações Religiosas, que consideram indispensável reformar nosso marco jurídico a fim de alcançar a liberdade religiosa no México".

A entrevista completa, em espanhol, do jornal Reforma com Cardeal Rivera se encontra em http://www.siame.com.mx/index.php?option=com_content&task=view&id=1057&Itemid=1