O Arcebispo de Mercedes-Luján, Dom Rubén Héctor di Monte, afirmou que "sempre foram postos os projetos da Pátria sob o cuidado de Deus nosso Senhor" e que "os ideais que inspiraram o nascimento de nossa nação são cristãos".

Em sua homilia da Missa de Te Deum pelos 191° anos de Independência da Argentina celebrada na Basílica Catedral de Mercedes, o Prelado indicou que o Magnificat "nos recorda que também a Argentina pertence a uma geração profetizada no Evangelho" que "chamam à Virgem: bem-aventurada, feliz" e acrescentou que "não se pode relegar nem desprender-se desse legado, embora padeça períodos de temor e desorientação, embora se erre enquanto se avança".

"Sempre nos deve guiar a voz da liberdade, da dignidade humana, da responsabilidade ante nós mesmos, da defesa dos direitos humanos, proclamando a Grandeza do Senhor" demarcou Dom Monte e acrescentou que "se tivermos Deus presente, todos os valores que proclamamos não serão desculpas mas sim meios para construir um futuro promissor".

Finalmente o Prelado exortou a dar graças a Deus e pedir à virgem que interceda ante Ele para que "sigamos sendo livres. Para que cada dia nos libertemos do pecado e do mal. Para que todos tenham o necessário para o corpo e para a alma".