O Arcebispo de Pamplona, Dom Fernando Sebastián, convocou a um "ato de reparação" neste 15 de julho em desagravo à blasfêmia feita pela penha Muthiko Alaiak, cuja faixa possui um Cristo crucificado com o braço direito levantado saudando com estilo fascista.

"Várias Penhas da festa de São Firmino incluíram em suas faixas caricaturas de minha pessoa que poderiam considerar-se ofensivas. Se tudo tivesse ficado nisso eu não diria nada, pois não vale à pena sair aos meios de comunicação para dirimir questões pessoais", expressou o Prelado, quem assinalou que entretanto, o caso da penha Mutiko Alaiak alcança "uma gravidade totalmente intolerável".

Dom Sebastián assinalou que esta profanação fere profundamente "os sentimentos religiosos dos milhares de cristãos" dentro e fora de Navarra. A festa de São Firmino, advertiu, "não dá direito a ninguém para insultar nem a ferir os sentimentos de outros, tampouco os sentimentos religiosos".

Por isso, convidou a todos os paroquianos a acudir neste 15 de julho à Praça Santa Maria a Real para participar da procissão da imagem do Cristo Elevado, que culminará na catedral com uma Eucaristia.

"Como responsável pela Igreja de Navarra protesto publicamente este comportamento que profana um dos símbolos mais sagrados para os cristãos e degrada a qualidade humana e social de nossas festas", expressou, e animou aos paroquianos "a exigir pelos meios legais o respeito aos símbolos de nossa fé" ao mesmo tempo em que pediu às autoridades defender o direito dos católicos "para nos ver respeitados e protegidos em nossas crenças e sentimentos religiosos".