A Federação Católica Provincial de Associações de Pais de Alunos informou que até o momento receberam 3.095 objeções frente à disciplina Educação para a Cidadania (EpC) só na província de Toledo.

Destas objeções, 819 pertencem a centros públicos e 2.276 a centros privados. "Com estas cifras podemos dizer que atualmente a província de Toledo é a que mais objeções registraram em toda a Espanha. Este número tão extraordinário se deve à intensa campanha informativa empreendida por nossas duas organizações e com a colaboração de Profissionais pela Ética", informou a Federação.

Esta organização ofereceu mais de 40 bate-papos em toda a província advertindo sobre os riscos da EpC, uma disciplina que para a Federação "impõe uma moral determinada ao querer construir a consciência moral de nossos filhos e alunos".

"Explicou-se que é uma matéria claramente laicista e sectária; informou-se sobre a importância do relativismo no peso de seu currículo e da extraordinária influência da ideologia de gênero e do feminismo mais radical e excludente; por último mencionou a inadmissível identificação entre lei positiva e bem moral como outro dos princípios diretor da disciplina", adicionou.

Do mesmo modo, augura que o número de objeções siga em aumento. "O movimento que surgiu na Espanha a favor da objeção de consciência é composto por cerca de trinta associações de diferentes âmbitos profissionais e territoriais. Professores, pais de família e alunos nos unimos para nos defender da mais sério tentativa de doutrinação que o poder político tentou que vai contra a democracia", advertiu.