A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) reunida em sua 83° Assembléia Plenária emitiu hoje um comunicado onde solicita "insistentemente ao Governo Nacional a realização de um acordo humanitário que permita a volta, a seus lares, sãos e salvos, todos que foram injustamente privados da liberdade".

Depois de reiterar que estarão "atentos e disponíveis para facilitar tal acordo", os prelados colombianos condenam o assassinato dos deputados de Valle de Cauca, quem permaneceu seqüestrados pelas FARC-EP por mais de cinco anos" e expressam sua solidariedade com as "famílias que hoje sofrem pelo absurdo final da existência de um de seus entes queridos. Da mesma maneira compartilhamos com os familiares daqueles que seguem injustamente privados da liberdade, sua angústia e esperança".

Logo depois de recordar a necessidade de defender o inalienável direito à vida, a CEC exige "a libertação sem condições de todos os seqüestrados e seqüestradas" e reiteram "o oferecimento de nossos bons ofícios para a entrega dos corpos dos Deputados assassinados e do idoso Guevara Castro que faleceu em cativeiro no dia 28 de janeiro de 2006. Este é um imperativo de humanidade que mitiga em parte, a pena e a dor dos familiares".

"Sentimos hoje a urgência de convocar todos colombianos para que denunciemos e rechacemos todos os crimes e injustiças que estão destroçando paulatinamente a convivência e a malha social. É hora de superar o medo, a indiferença, o egoísmo, que nos fazem insensíveis ante a dor alheia e o conformismo próprio das vítimas sem esperança", indica o comunicado assinado pelo Presidente da CEC e Arcebispo de Tunja, Dom Luis Augusto Castro Quiroga.

Logo depois de assinalar que "desde Bogotá estaremos acompanhando nossas Igrejas particulares na Eucaristia que concelebraremos todos os Bispos na Catedral Primaz às 12:00 do dia, da quinta-feira, 5 de julho", apresentam com o Papa Bento XVI três ordens de paz: "na verdade, a paz; a pessoa humana, coração da paz; a família humana, comunidade de paz".