O Presidente da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Cardeal Julio Terrazas Sandoval, apresentou à Assembléia Constituinte dez propostas da Igreja no país para que na nova Constituição sejam respeitados os valores fundamentais como a vida, a família e o matrimônio, assim como o direito à liberdade religiosa.

"Deixamos em plena liberdade aqueles que farão as leis do país, mas que não se esqueçam que tem que unir a estas o direito à fé e à vida, já que a maioria de nosso povo é católico. Temos que fazer valer isso para defender a dignidade humana em todos os setores e para todas as famílias", afirmou o Cardeal em coletiva de imprensa.

Nesse sentido, recordou que "o Estado tem o dever de proteger o matrimônio, como uma comunhão entre o homem e a mulher; defender a família e o direito à vida de todos os seres humanos". Além disso, solicitou que "reconheça-se à Igreja como uma pessoa coletiva que trabalha a serviço à comunidade".

Do mesmo modo, destacou a importância da liberdade de consciência, de religião e culto; assim como o respeito à educação como um bem público.

Por isso, o Arcebispo de Cochabamba que também estava presente, Dom Tito Solari, recordou o direito dos pais de escolher a educação de seus filhos, a necessidade de que se garanta a existência das escolas fiscais, de convênio e privadas; e que se reconheça o ensino religioso como parte fundamental de uma educação integral.

Na coletiva de imprensa também estiveram presentes Dom Edmundo Abastoflor e Dom Jesús Juárez, Vice-presidente e Secretário Geral da CEB respectivamente.

Jornada de oração

Por outro lado, o Cardeal Terrazas convocou para este 27 de julho uma jornada de oração a nível nacional. "Convidamos todos os fieis em Cristo a acolher a força da oração para Deus para que sua paz se plasme em um ambiente de reconciliação no país", expressou.

O Cardeal chamou a pedir a Deus por "quem trabalha na elaboração dessa Carta Magna", pois "não se pode pensar em justiça se Deus estiver de lado".