O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Luis Augusto Castro, expressou a disposição da Igreja para colaborar na busca de alternativas para obter a devolução dos corpos dos onze deputados mortos em 18 de junho, logo depois de permanecerem mais de dois anos seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

“A Igreja está disposta a procurar diferentes alternativas”, afirmou o Prelado, quem indicou que uma delas pode ser “procurar esse contato com as FARC para que facilitem o encontro dos corpos”, pois “sem a colaboração deles vai ser muito difícil obter a devolução dos cadáveres”.

Nesse sentido, Dom Castro disse que “se necessita uma comissão internacional, não exatamente a que propuseram os países europeus (Espanha, França e Suíça), mas essa sugestão terá que ser levada em consideração”.

Estes três países sugeriram ao Governo colombiano recorrer a uma comissão internacional prevista em um protocolo adicional às Convenções de Genebra sobre direito humanitário, para que investigue as mortes dos parlamentares. Entretanto, o Presidente Álvaro Uribe rechaçou esta possibilidade e a qualificou de desrespeitosa coloca “no mesmo nível as FARC e o Governo”.

Dom Castro advertiu que “seguimos em um círculo vicioso, o mesmo estilo de reação de guerra que não está nos levando a nenhum lugar”.