O líder 'cocaleiro' Evo Morales é “oportunista” ao querer utilizar a Igreja Católica –através de alguns sacerdotes- nas eleições municipais de dezembro próximo. Esta é a denúncia de um sacerdote jesuíta que publicou uma clara coluna no jornal La Razón.

O sacerdote René Cardozo advertiu que o partido cocaleiro Movimento ao Socialismo (MAS) pretende utilizar a alta credibilidade da Igreja na sociedade para obter uma vitória nas eleições.

"Chama ainda mais a atenção que o MAS, que foi o único partido majoritário que  deu as costa à Igreja no momento de assinar o reencontro nacional propiciado pela mesma, e que durante muito tempo acusou tal instituição de estar aliada com os partidos neoliberais”, assinalou o sacerdote.

Segundo o Padre Cardozo, agora Morales quer “seus membros sacerdotes para engrossar suas filas e exigir que seja a própria Igreja  que outorgue todas as concessões necessárias para que dito movimento obtenha seus fins".

Várias pesquisa assinalam a Igreja Católica como a instituição mais respeitada do país. "É muito possível que por detrás de toda esta controvérsia esteja o desejo do MAS de instrumentalizar a Igreja Católica para ganhar os rendimentos da Instituição de maior prestígio da sociedade boliviana", advertiu o sacerdote.

"Se assim for, convém deixar claro duas coisas: a primeira, que a Igreja Católica não pode adquirir um discurso partidário que a identifique com uma só loja política, e que mas bem seu empenho deve ser velar pelo bem comum e especialmente dos mais pobres", assinalou.

Há alguns dias, o Arcebispo de La Paz e Vice-presidente da Conferência Episcopal Boliviana, advertiu que os sacerdotes que se associarem ao MAS ou qualquer partido serão afastados da instituição e não poderão celebrar Missa.