Em uma reunião ocorrida nesta terça-feira com o secretário de estado Vaticano, Cardeal Ângelo Sodano, o Ministro do Interior do Estado israelense, Abraham Poraz, assegurou “ter dado as instruções necessárias para uma solução satisfatória” ao problema do regime de vistos de entrada em  Israel para o pessoal religioso da Igreja Católica.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, informou através de um comunicado que “durante a conversa falou-se do 'Fundamental Agreement' de 1993 e do 'Legal Personality Agreement' de 1997. Em particular, falou-se do regime de vistos de entrada em Israel para o pessoal religioso da Igreja Católica, questão sobre a qual o ministro assegurou ter dado as instruções necessárias para uma solução satisfatória”.

Do mesmo modo, indica o comunicado, “examinou-se também o estado das negociações, em curso em Jerusalém, para a realização de um acordo que defina o regime fiscal das instituições eclesiásticas em Israel".

No encontro centrado “nas questões de competência do ministro", o Ministro israelense esteve acompanhado pelo embaixador do Israel na Santa Sé, Oded Ben-Hur, o conselheiro Paltiel Varon e o diretor do Departamento para as Relações com os Cristãos, Cesare Marjeh.

Por sua vez, acompanharam o Cardeal Sodano, o Arcebispo Giovanni Lajolo, secretário para as Relações com os Estados e os oficiais da Secretaria de Estado, Dom. Franco Coppola e Dom. Joseph Murphy.

Depois da entrevista com os funcionários vaticanos, o Ministro de Israel se dirigiu a Castel Gandolfo, onde foi recebido em audiência pelo Santo Padre.