A Comissão Episcopal da Família do Episcopado Mexicano que preside Dom Rodrigo Aguilar Martínez, publicou um documento onde se destaca a missão e as responsabilidades do pai de família católico no mundo de hoje.

O documento chama os pais a amar, proteger e defender à esposa e os filhos, promovendo a dignidade e o lugar de casa, membro da família na vida familiar.

"Ante as incertezas e metas de sua missão como pai" diz o documento, o cristão "não deve deixar de confiar na presença providente e fecunda de Deus Pai".

"É o melhor pai na medida em que se é melhor filho, por isso renove a própria paternidade revivendo a própria filiação: no humano e no espiritual", adiciona a mensagem; que também convida os pais a "promover em seu lar a fé que nos é dada pelo batismo e se incrementa em cada sacramento, especialmente na Eucaristia".

"Ser papai porque se é marido, é duplo gozo. É valioso renovar o amor de marido, sobre o qual floresça o amor paterno", diz também o documento. "É padre não só por trazer uma nova vida ao mundo no sentido biológico, mas também por assumir a figura paterna na educação das novas gerações", adiciona.

A mensagem convida os pais cristãos a "reconhecer com humildade e arrependimento as próprias limitações e deficiências culpáveis", como "as atitudes autoritárias e impositivas, que se traduziram mais em ordenar e exigir obediência que em escutar de coração; ou o descarregar na esposa a responsabilidade que tem que ser compartilhada para a educação dos filhos"; ou pior ainda "o abandono da esposa e dos filhos, praga que desgraçadamente contagiou muito".

"Não é tarde para procurar a conversão, deixando a maldade e incrementando a bondade e a compreensão", conclui a mensagem.