O Diretor de Informação adjunto da organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Marek Zurowski, reafirmou a missão desta associação católica de documentar as perseguições contra cristãos e apoiar "com a oração e a solidariedade" a quem se converte na "elite da Igreja".

"Inclusive em nossos tempos, os cristãos são vítimas da perseguição e de assassinatos. Nós seguimos a tradição de nosso fundador, o Pe. Werenfried van Straaten, quem pensava que os perseguidos eram 'a elite da Igreja'", expressou durante o 7º Congresso de Gniezno (Polônia), intitulado "O homem - caminho da Europa".

Nesse sentido, Zurowski indicou que o objetivo da AIN é socorrer à Igreja perseguida informando ao mundo sobre sua situação, prestando apóio material e orando por ela.

Recordou que em várias ocasiões João Paulo II clamou para não esquecer estas testemunhas da fé, assim como "os milhões de vítimas cujos nomes permanecem no anonimato. Nossa associação assume esta tarefa".

No 7º Congresso de Gniezno, cujo objetivo foi conscientizar às pessoas sobre as raízes cristãs da Europa, participaram personalidades como o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; o Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering; o Presidente da Polônia, Lech Kaczynski; representantes de diferentes denominações cristãs, entre outros.

"Este encontro é expressão dos sérios esforços que realizam os cristãos em favor de trabalhar paralelamente com os políticos por uma Europa mais humana e cristã. A dignidade do ser humano é o fundamento da comunidade européia", afirmou Zurowski, quem após expor sobre a perseguição aos cristãos, moderou o debate "Por que coisas vale à pena dar a vida".