No dia 15 de junho, a comunidade pró-vida e pró-família dos Estados Unidos e o mundo celebrou os 60 anos de sacerdócio do Pe. Paul Marx, O.S.B., fundador do Human Life International e Vida Humana Internacional.

O Padre Marx foi ordenado sacerdote para a Ordem dos Beneditinos em 1947, logo depois de obter seu doutorado em Sociologia na Catholic University of America. Desde jovem ensinou na St. John's University em Collegeville, Minnesota.

Durante este ministério, veio a grande encíclica do Papa Paulo VI, Humanae Vitae de 1968. O Padre Marx se dedicou completamente a trabalhar em defesa dos ensinamentos da Igreja a favor da vida; trabalho que fez que o recordado Papa João Paulo II o chamasse de "o Apóstolo da Vida"; enquanto que a International Planned Parenthood Federation (IPPF) denominou-o seu "inimigo público número 1".

Durante seu longo e fecundo apostolado, o Pe. Marx foi pioneiro no estudo e difusão da regulação natural da natalidade mediante os numerosos simpósios e seminários que organizou nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Foi, além disso, um dos primeiros a pôr ao divulgar os planos da indústria do aborto: dois anos antes de sua legalização nos Estados Unidos, escreveu o livro, "The Death Peddlers: War on the Unborn" ("Os promotores da morte: A Guerra aos nascituros").

Com a fundação do HLI-VHI, o Sacerdote beneditino visitou 91 países de todo o mundo promovendo a Cultura da Vida e denunciando a cultura de morte; e converteu estas instituições em uma dos principais promotores de congressos, material pró-vida e organizações locais para prevenir a legalização do aborto no mundo.

Steven W. Mosher, atual Presidente do Population Research Institute, um dos centros de pesquisa mais influentes na luta contra o controle natal compulsivo, escreveu recentemente uma resenha do Pe. Marx reveladora e pessoal.

"Devo muito ao Padre Marx. Foi ele quem me trouxe para o movimento pró-vida, o movimento social mais importante do mundo na atualidade. Foi ele também quem me aproximou de Cristo e me introduziu na Fé católica, de modo que devo a saúde de minha alma. Foi ele quem me ensinou o elo que há entre anticoncepção e o aborto, e por isso lhe devo, em parte também a ele, a bênção que significam meus filhos. Ele fundou Population Research Institute em 1989 e em seguida em 1995 me pediu que me integrasse e o dirigisse, de modo que também lhe devo o dom que é meu apostolado. E hoje, aos 87 anos de idade, ele continua rezando todos os dias por nosso trabalho", afirma Mosher.