Os membros do Movimento de Resistência Islâmico Hamas "queimaram e saquearam a escola e o convento das Irmãs do Rosário" da comunidade católica da Faixa de Gaza, denunciou o Pe. Manuel Musallem.

"Os pistoleiros mascarados lançaram granadas e destruíram as entradas principais da escola e da igreja, então destruíram tudo dentro", assinalou o sacerdote e afirmou que quebraram todas as cruzes e uma imagem de Jesus, além de queimar livros de oração e bíblias na escola e no convento.

O ataque aconteceu na quinta-feira, mas não foi denunciado antes pelo caos existente desde que membros do Hamas tomaram o poder em Gaza, indicou o presbítero.

O sacerdote assinalou que "os que fizeram estas coisas tremendas não têm nenhum respeito pelas relações entre os cristãos e os muçulmanos" pois há anos estão vivendo "em paz e segurança" e afirmou que "os que atacaram estão tentando sabotar esta relação".

O Hamas assaltou na quinta-feira, 14 de junho, um quartel localizado perto dos edifícios católicos e se instalaram no telhado da escola durante os combates. "Nada acontece por engano nestes tempos", afirmou o presbítero.

O ex-primeiro ministro e líder do Hamas, Ismail Haniye, condenou o ataque. Por sua vez o presidente Mahmud Abbas, do grupo rival Fatáh, qualificou a destruição da igreja como um ato "bárbaro" e "imoral".