O famoso fotógrafo dos Papas, o italiano Arturo Mari, anunciou sua aposentadoria após de ter servido aos pontífices por mais de 50 anos.

O silencioso e discreto fotógrafo, que registrou as imagens mais comoventes do Papa João Paulo II, como a do atentado de 13 de maio de 1981 ou aquela em que o Pontífice se vê feito um com a cruz de seu báculo, anunciou que finalmente se aposentará, para ceder o trabalho a quem até agora era seu assistente, o fotógrafo Francesco Sforza.

Com o passar do todo o pontificado de João Paulo II, acompanhou ao Papa a todas suas viagens dentro e fora da Itália, sem jamais ter um dia livre por férias ou enfermidade; um dom que o próprio Mari atribui "a incrível energia que me transmitia o Santo Padre".

Mari, casado com uma equatoriana, de quem aprendeu o espanhol, teve uma especial avaliação pelas viagens do Papa a América Latina.

Em abril deste ano, Mari teve que fotografar um dos eventos do Papa Bento XVI mais significativos para ele: a ordenação sacerdotal de seu próprio filho, Juan Carlos Mari -seu nome original é em espanhol por desejo de sua mãe- como presbítero para a diocese de Roma.