Os representantes da Santa Sé e do Vietnam se reuniram recentemente para tratar o restabelecimento das relações diplomáticas bilaterais que melhoraram nos últimos anos, logo depois de décadas de tensão.

O subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados, Dom Pietro Parolin, disse que "prevemos uma forma de chegar a relações diplomáticas" e indicou que a delegação vaticano também pediu informação às autoridades vietnamitas sobre o sacerdote Nguyen Van Ly, quem foi condenado pelo regime de Hanói a oito anos da prisão em um julgamento que durou apenas um dia.

O sacerdote, defensor dos direitos humanos em um país aonde os católicos são minoria, foi sentenciado por fazer "propaganda contra o regime comunista", como indica o Governo vietnamita. O Pe. Van Ly fundou em 2006 um movimento para a democracia no país, chamado "Bloco 8406".

"Recebemos uma resposta e a registramos, porque realmente queremos o que está sucedendo", explicou o subsecretário.

No dia 25 de janeiro, o Primeiro-ministro do Vietnam, Nguyen Tan Dung, visitou o papa para discutir a legalização das relações diplomáticas bilaterais, qualificada pela Santa Sé como "um novo e importante passo". Por sua parte uma delegação da Santa Sé, presidida por Dom Pietro Parolin, visitou o Vietnam entre 5 e 11 de março.