O jovem piloto polonês de fórmula 1, Robert Kubika, resultou virtualmente ileso de um terrível acidente quando corria a 26ª volta do Grande Prêmio do Canadá. Enquanto se recupera de suas leves feridas, confessou a seus amigos mais próximos estar convencido de que João Paulo II o ajudou.

Kubika, de 22 anos de idade, leva em seu casco gravado o nome do falecido Pontífice e sempre se confessou seu seguidor.

Ante o assombro dos comentaristas, seu pomposo acidente terminou com um forte golpe na cabeça e outro na clavícula direita. Para alguns meios, como Super Express da Polônia, "é um milagre que Robert viva".

"Quando vi na televisão que a única coisa que sobrou do carro era o cockpit, pensei: 'morreu, com certeza'", assinalou o médico Ronald Denis, que o atendeu no hospital. "Contou-nos cada uma de suas voltas e em nenhum momento nos pediu o nome do ganhador", acrescentou o médico do circuito canadense. "Só posso dizer que foi um milagre", comentou o corredor da Ferrari Felipe Massa.

Ao sair do hospital, Kubica se limitou a dizer que se encontrava "em boa forma" e que espera que os médicos permitam que corra no domingo em Indianápolis (EUA).