O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez, assinalou ontem que a ruptura do "cessar fogo permanente" por parte do Euzkadi ta Azkatasuna (Pátria Basca e Liberdade, ETA) "encheu-nos de tristeza e preocupação" e pediu ao grupo terrorista para desaparecer "sem contrapartidas" de nenhum tipo, pois "não nos representa".

Durante sua intervenção no "Fórum Europa, Tribuna Euskadi", que aconteceu em Bilbao, o Bispo desta cidade se referiu também às vítimas do terrorismo desta organização "que podem sentir-se ameaçadas pessoalmente". "Expresso minha proximidade e meu apoio", declarou.

Deste modo o Prelado expressou sua "satisfação" pelos resultados do encontro sustentado esta segunda-feira no Palácio de Moncloa entre o Presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapateiro e o líder do Partido Popular (PP), Mariano Rajoy.

Segundo o Presidente da CEE esta reunião "terminou com essa unidade necessária do partido do governo e do PP" e supõe uma volta à "unidade dos democratas".

"Exigimos que termine de uma vez por todas com esta mácula, por isso peço a unidade, que todos os democratas nos unamos contra esta ameaça que às vezes tira o alento de determinadas pessoas", sentenciou Dom Blázquez.