A Assembléia Geral do Caritas Internationalis, que se reúne estes dias no Vaticano, pediu à cúpula do G8 que se realizará a partir desta quarta-feira na Alemanha, "que cumpram com seus compromissos de combater a pobreza".

"As organizações do Caritas que trabalham em representação dos milhões de pessoas pobres do mundo solicitam aos líderes das oito nações mais ricas do planeta que cumpram com seus compromissos de combater a pobreza", assinalou a Assembléia que está reunida desde domingo passado até o próximo sábado sob o lema "Testemunhas da caridade para construir a paz".

Segundo fontes da instituição eclesial, a Assembléia Geral analisará, entre outros assuntos, as ameaças que representam os conflitos para o desenvolvimento dos povos e a maneira em que Caritas pode promover a paz através de sua ação.

Deste modo informaram que se intercambiará informação sobre o conflito no Oriente Médio, além de proceder à renovação de seus órgãos diretores, e ao estabelecimento de suas prioridades estratégicas ante as emergências.