Em diálogo com a imprensa ao concluir a Missa dominical, o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo primaz do México, expressou seu apoio à decisão de dois funcionários públicos de denunciar a lei que legalizou o aborto na Cidade do México ante o Poder Judicial.

A semana passada, enquanto o Cardeal participava em Aparecida (Brasil) da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano,  o Ombudsman nacional, José Luis Soberanes e  Eduardo Medina-Mora, da Procuradoria Geral da República (PGR), interpuseram ações de inconstitucionalidade contra as reformas que legalizam o aborto no Distrito Federal.

"A cidadania, através do titular da PGR e do ombudsman, tem o direito a proclamar a defesa da vida humana", disse o Cardeal, ao expressar seu apoio a dois novos pedidos contra a legalização do aborto, que se somaram a outros apresentados por organizações da sociedade civil.

"Soberanes, como titular da Comissão Nacional de Direitos humanos, tem o dever de defender o direito fundamental da vida humana e procedeu como corresponde", adicionou o Cardeal.

Finalmente, o Cardeal assinalou que espera que seja "muito positivo para a vida no México" o encontro desta segunda-feira entre o Presidente Felipe Calderón Hinojosa e o Papa Bento XVI.