O objetivo da controvertida reportagem da cadeia inglesa BBC "Sex Crimes and the Vatican" (Crimes Sexuais e o Vaticano) é uma "carnificina mediática" contra a Igreja, assinalou esta semana Franco Mugerli, Presidente da COPERCOM, a federação italiana que associa a 23 associações de comunicação com mais de dois milhões de membros.

Mugerli foi entrevistado sobre a controvérsia suscitada na Itália como resultado da emissão na cadeia televisiva do estado RAI 2 do "documentário" da BBC onde acusa o Vaticano e ao Papa Bento XVI de ter criado supostas normas para ocultar as faltas de condutas sexuais dos sacerdotes no mundo.

A argumentação do documentário, apoiado em especulações e a má interpretação de um documento de 1963 da Congregação para a Doutrina da Fé, foi claramente rebatido pelo Episcopado inglês dois anos atrás, quando o vídeo foi exibido originalmente.

Em que pese isso, a diretiva da RAI 2 decidiu comprar os direitos do documentário.

Segundo Mugerli, "a montagem publicitária que precedeu a colocada no ar do vídeo 'Sex crimes and the Vatican' deixou claro quais são as intenções reais da transmissão: realizar uma carnificina mediática contra a Igreja e o Papa".

"Nós não temos medo da verdade, consideramos a pedofilia contra a humanidade e contra a Igreja", diz Mugerli, ao recordar que a COPERCOM contribuiu à aprovação de uma lei contra a pornografia infantil inclusive via Internet.

"Mas fazemos nosso o pedido do Papa João Paulo II aos bispos americanos: 'inclusive reconhecendo o direito da devida liberdade de informação, não se pode consentir que o mal moral se converta em ocasião de sensacionalismo'. Assim não se contribui à busca da verdade, mas sim pelo contrário, contribui à perda do sentido moral da sociedade", adiciona o dirigente.

"Este documentário da BBC –assinala também Mugirlo–, mais que uma reportagem, na realidade é um vídeo tese, não merece crédito, com grandes falsidades, prejudicialmente hostil".

Mugirlo conclui com uma pergunta: "É muito pedir ao serviço público que ajude a restabelecer a verdade?".