< P>A V Conferência Geral chegou a seu fim esta manhã com a sessão de clausura em que os bispos aprovaram o Documento Final da Aparecida.

O Documento Final, de mais de 100 páginas e cujo resumo foi divulgado ontem pela tarde, foi aprovado por 127 votos a favor, 2 em contra e um em branco, será levado a Papa Bento XVI o próximo 11 de junho para sua revisão e posterior emissão.

Do mesmo modo, a Mensagem Final, de cinco páginas, foi lida pelo Presidente da Comissão de Comunicações da V Conferência, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, e está dividido em cinco pontos: No primeiro "Jesus Caminho, Verdade e Vida", os prelados recordam brevemente esta verdade de fé. No segundo ponto intitulado "Chamados ao seguimento de Jesus", os bispos latino-americanos alentam a todos os habitantes do Continente a optar claramente pelo Evangelho.

O terceiro parágrafo se intitula "O discipulado missionário na pastoral da Igreja", enquanto que o quarto leva por titulo "Discipulado missionário a serviço da vida" e é um chamado a todos os católicos para defender sempre o direito à vida e à família, ameaçados no continente.

A Grande Missão Continental, proposta pelos bispos, é o tema do quinto ponto intitulado "Para um continente da vida, do amor e da paz".