O Arcebispo de Québec, Cardeal Marc Ouellet, divulgou alguns detalhes do próximo Congresso Eucarístico Internacional que se celebrará de 15 a 22 de junho de 2008 em sua Arquidiocese, durante a habitual coletiva de imprensa da V Conferência Geral.

Na coletiva de imprensa o Cardeal indicou que "o Santo Padre insistiu para o Congresso fora realmente internacional, que houvesse participação dos diversos continentes. Estamos fazendo um esforço de contato e de convite para que as pessoas tenham acolhida gratuita nas famílias" e se encontra atualmente "procurando recursos para ajudar aos mais pobres, da África ou da América Latina e isso é certamente uma das estruturas do congresso de Québec".

Em declarações a ACI Digital, o Cardeal explicou em seguida que em "continuidade desta conferência, o tema é 'A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo', há uma dimensão missionária do congresso em que vai se insistir sobre a construção da paz, o dom de Deus, a solidariedade internacional, o contato entre o norte e o sul, que pertence à temática do congresso".

"Precisamente a Eucaristia é o memorial do mistério pascal, da entrega do Senhor até o fim e com a vitória do amor sobre o pecado, o ódio, sobre a morte. Em cada Eucaristia a pessoa comunga à vitória do amor e isso não pode deixar de influir profundamente sobre as relações humanas do sacerdote ou daquele que participa da Eucaristia e a pessoa está disposta a pagar com a própria vida", disse o Cardeal.