Milhares de fiéis do Estado mexicano de Jalisco, especialmente em Guadalajara, recordaram esta quinta-feira o 14º aniversário do brutal assassinato, ainda não iluminado, do Arcebispo de Guadalajara, o Cardeal Juan Jesus Posadas Ocampo, inaugurando uma placa em sua honra e solicitando justiça.  

na quinta-feira pela manhã, se inaugurou em um ato público maciço uma placa comemorativa na zona chamada "Jardim da Verdade", enquanto que pela tarde se celebrou uma Solene Missa na Catedral de Guadalajara que não pôde ser presidida por seu Sucessor, o Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, quem se encontra participando da V Conferência Geral do Episcopado em Aparecida

O Lic. José Antonio Ortega Sánchez, advogado do Arcebispado tapatío, insistiu em que o caso do assassinato do Cardeal, que aponta a forças ocultas do governo de então, segue aberto; e insistiu em que a versão oficial esgrimida pela Procuradoria Geral da República de que seu assassinato foi uma "confusão" produto de um fogo cruzado entre bandas narcotraficantes rivais no aeroporto de Guadalajara, "é simplesmente infantil e inaceitável".

Ortega Sánchez insistiu em que há "indícios, provas e testemunhos no inquérito" que ainda se podem examinar e aprofundar; e que merecem especial atenção os claros indícios de que o recordado Cardeal tinha conhecimento sobre a relação entre alguns políticos de então e o narcotráfico.

O Cardeal Juan Jesus Posadas Ocampo foi assassinado grosseiramente em 24 de maio de 1993 no aeroporto de Guadalajara, lugar onde atualmente existe um busto em sua honra.