O Presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Miguel Cabrejos, destacou o exemplo de reconciliador de Santo Turíbio de Mogrovejo, Patrono do Episcopado Latino-americano, ao presidir a oração das vésperas ontem pela tarde na V Conferência Geral.

O também Arcebispo de Trujillo explicou que Santo Turíbio de Mogrovejo "soube 'reconciliar pela cruz o vencido e o vencedor'. Foi, 'um autêntico missionário, capaz de promover sinais de vida em situações de morte'. Foi um verdadeiro evangelizador".

Em sua reflexão titulada "A sabedoria escondida de Deus", o Prelado peruano assinalou que o Espírito Santo é o "professor interior de todo cristão, porque ele sabe tudo e escrutina tudo, até as profundidades divinas'. O ensino do Espírito não cessa nunca e nos acompanha ao longo de toda a vida, posto que 'as profundidades divinas' não tiram o chapéu mas sim progressivamente, à medida que crescemos na fé e no amor".

"É o Espírito de Deus quem desvela a 'Sabedoria Divina' e a faz nascer em nós, e só nos abandonando a sua luz e a sua força irresistível é que poderemos chegar a ser, na verdade, 'filhos da sabedoria', prosseguiu.

"Que nossa reflexão nesta V Conferência esteja sempre animada e sustentada pelo amor a Deus e à pessoa humana, e as conclusões sejam expressão da Sabedoria divina para bem de nossos fiéis", concluiu Dom Cabrejos.