"É necessário preservar a identidade da escola católica", assinalou o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio Barrio durante a abertura da Assembléia Geral do Escritório Internacional de Educação Católica (OIEC).

O Prelado indicou que a especificidade da escola católica está no serviço à formação integral, sendo um projeto onde a fé católica se apresenta em diálogo com a cultura e no que Deus é seu fundamento primeiro e último". Em seguida referiu que é o momento para "incentivar a renovação da escola católica e esclarecer o serviço educativo que está contribuindo à sociedade".

Em outro momento Dom Barrio denunciou a existência de "correntes filosóficas e educativas que potencializam os saberes científico-técnicos" reduzindo "a razão ao instrumental", provocando que a fé seja "recebida como estranha.

"Em conseqüência, não se dá capacidade aos valores transcendentais, deixando a muitas pessoas no império do efêmero, em uma viagem a nenhuma parte e carentes de orientação além do que a razão científica possa proporcionais" comentou.