O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, saiu em defesa do Papa Bento XVI e afirmou que as críticas a sua mensagem de abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, onde se referiu à evangelização dos povos indígenas, respondem a posturas ideologizadas que só procuram criar polêmica.

"Há uma crítica totalmente ideologizada em que se tenta incomodar a mensagem do Santo Padre que foi que enorme respeito, e ao mesmo tempo, que foi com uma verdade muito grande; assim acredito que a polêmica é parte desse esporte que no mundo de hoje, cada vez quando a Igreja fixa uma posição sobre algum tema sensível, imediatamente há um coro de críticas", expressou desde Aparecida (Brasil), em seu programa de rádio Diálogo de Fé.

Depois de recordar que a essência da cultura americana radica na mestiçagem, o Cardeal afirmou que "se alguém tiver um respeito muito grande à verdade hoje e à verdade científica, e à verdade histórica é o Papa Bento XVI, um homem reconhecido no mundo inteiro por sua enorme responsabilidade no tema da investigação e da honradez".

"Quem conhece a trajetória do Papa Bento XVI sabe que é um homem apaixonado da verdade, respeitoso dos acontecimentos", indicou.

Por outro lado, o Cardeal Cipriani destacou o gesto do Pontífice de dar de presente aos bispos latino-americanos um retábulo da escola cuzqueña, onde aparece um Cristo ressuscitado e também os Santos peruanos Turíbio de Mogrovejo e Rosa de Lima.

"O Papa, nesse gesto de agradecimento a América Latina se fixou na figura desses dois Santos peruanos, limenhos e ao mesmo tempo, nessa arte cusqueño universalmente conhecido" expressou.

O Arcebispo de Lima também disse que em sua mensagem o Papa recordou a necessidade de valores éticos como sustento da democracia. Um "consenso moral", indicou, que reafirme o respeito à vida humana, o direito à liberdade de expressão e de participação política, assim como a não violência e o direito dos pais a decidir a educação de seus filhos.