O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, condenou a violência gerada por alguns  programas de televisão que machucam às crianças e pediu aos donos dos meios de comunicação serem seletivos e renunciar um pouco de dinheiro, para evitar assim a difusão de uma má programação.

"Condeno radicalmente tudo o que seja violência em qualquer de suas manifestações. A geração de violência está sendo projetada em um montão de figuras ridículas, monstruosas e absurdas, que não contribuem em nada", destacou o Cardeal ao presidir a Eucaristia por motivo da XLI Jornada Mundial das Comunicações Sociais.

O Cardeal López Rodríguez insistiu aos pais, aos educadores e aos meios de comunicação social a assumir o compromisso de inculcar valores morais às crianças e respeitar sempre sua consciência.

Adicionou que não é compreensível que o conteúdo dos desenhos animados que estão sendo produzidos atualmente, "não sejam atrativos, simpáticos e educativos", como o eram antigamente.

Ao citar a mensagem emitida por  o Papa Bento XVI ao abrir a Jornada deste ano, o Arcebispo insistiu a evitar que se propague a transmissão de anti-valores como a pornografia e que por sua vez, se fortalece a busca da espiritualidade".

"Os pais são os primeiros que educam aos filhos, logo segue a escola e depois os meios de comunicação, a educação deve ser positiva e há que inculcar valores morais como a verdade e a beleza espiritual", indicou.