Ante a constante confusão mediática que o próprio Pe. David Gutiérrez pôde comprovar, o sacerdote explicou que a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe não é igual ao CELAM, e que é em realidade um ente autônomo que se dirige de uma maneira distinta.

Assim o indicou o sacerdote colombiano e encarregado de comunicações do CELAM em coletiva de imprensa, ao afirmar esta importante diferencia aos distintos meios que incorrem neste engano, equiparando a ambos os organismos quando em realidade não são o mesmo.

O Pe. Gutiérrez assinalou além que agora, com todas as comissões escolhidas e constituídas, a V Conferência Geral "já começa a produzir".

Do mesmo modo, informou que em horas da tarde se realizará uma coletiva de imprensa com o Presidente da Conferência Episcopal Colombiana, Dom Luis Augusto Castro; e Dom Angelico Sândalo, Bispo de Blumenau, quem dará uma explicação mais ampla dos temas tratados até o momento na V Conferência Geral.

O CELAM é o Conselho Episcopal Latino-americano, entidade que agrupa às conferências episcopais da América Latina. É presidido pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago do Chile, e possui uma estrutura própria.

As Conferencias Gerais do Episcopado Latino-americano e do Caribe são as reuniões dos bispos da região, cada certo tempo para tratar a realidade eclesiástica no Continente, convocadas pelo Santo Padre. A IV foi em 1992 em Santo Domingo (Rep. Dominicana), a III foi em Puebla (México) em 1979, a II foi em Medellín (Colômbia) em 1968 e a I foi no Rio de Janeiro (Brasil) em 1958. Atualmente se desenvolve a V em Aparecida, Brasil.