Feb 5, 2026 / 15:40 pm
O principal partido da oposição no Parlamento eslovaco, Eslováquia Progressista, critica o Acordo Básico assinado pelo país com a Santa Sé em 24 de novembro de 2000.
Segundo os progressistas, o Estado não deveria haver um contrato especial com uma única igreja. Eles dizem que o contrato é dispendioso tanto financeiramente quanto em termos de obrigações — por exemplo, o ensino religioso nas escolas públicas é financiado pelo Estado, mas conteúdo é determinado pela Igreja.
Para o deputado progressista Ondrej Prostredník, mesmo que outras confissões tivessem o mesmo tratamento não seria uma solução, já que “existem muitos grupos diferentes de fiéis” atualmente “excluídos desse direito de fazer, por exemplo, tais atividades em escolas públicas”. Protredník foi reitor da Faculdade Evangélica de Teologia Luterana da Universidade Comenius em Bratislava, capital do país.
A Conferência de Bispos da Eslováquia (KBS, na sigla em eslovaco) disse que o acordo “não trata de privilégios”, já que assegura um quadro jurídico e “regras claras de cooperação entre o Estado e a Igreja”.
Assim, a Igreja pode “cumprir livremente sua missão a serviço do bem comum não só dos fiéis, mas de todos os cidadãos” em áreas como “educação, solidariedade social, saúde, cultura, proteção da dignidade humana”, disse a KBS.
“Um Estado democrático não deve ignorar a dimensão espiritual e religiosa da sociedade”, disse a conferência episcopal. “Relações estáveis e corretas entre as instituições contribuem para a coesão social e para uma cultura de confiança”.
Em sua visita à Eslováquia no último fim de semana para celebrar os 25 anos do acordo, o secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, arcebispo Paul Richard Gallagher, descreveu as relações entre a Santa Sé e a Eslováquia como “muito positivas”, também graças ao acordo. Ele disse que “algumas disposições ainda requerem maior implementação e interpretação”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar