Feb 5, 2026 / 09:34 am
A Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX) anunciou que, no dia 12 de fevereiro, o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, cardeal Victor Manuel Fernandez, terá um encontro privado no Vaticano com o superior da ordem, padre Davide Pagliarini, de 55 anos.
Na última segunda-feira (2) a FSSPX anunciou que vai ordenar bispos sem a permissão do papa. Essa medida acarreta automaticamente a excomunhão.
Segundo o comunicado divulgado hoje (5), depois desse anúncio, o cardeal Fernández contatou o padre Pagliarini para propor uma reunião, iniciativa que foi aceita pela direção da fraternidade.
O encontro está agendado para a próxima quinta-feira, 12 de fevereiro, e faz parte de um diálogo contínuo entre a Santa Sé e a FSSPX. Segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, a reunião será uma oportunidade para um diálogo informal e pessoal, ajudando a identificar ferramentas eficazes para o diálogo que possam levar a resultados positivos, disse o Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé.
Por enquanto, está previsto só o encontro com o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, e não se sabe se haverá também um encontro com o papa Leão XIV.
Em seu comunicado, a Fraternidade São Pio X fundada pelo arcebispo Marcel Lefebvre, que mantém um estatuto canônico irregular, convida os membros e fiéis da fraternidade a acompanhar esse momento em oração, pedindo "o bom resultado desse encontro", sem dar mais detalhes sobre o conteúdo planejado para a reunião ou suas possíveis consequências.
Em 1988, o arcebispo Lefebvre ordenou quatro bispos, desafiando uma ordem explícita do papa são João Paulo II, e todos foram excomungados. Bento XVI levou 21 anos para revogar unilateralmente as excomunhões.
Depois, o papa Francisco autorizou padres da FSSPX a ouvir confissões e celebrar casamentos, numa tentativa de se aproximar dessa fraternidade.
A ordenação de bispos, sem permissão papal, ocorrerá em 1º de julho, data que coincide com o aniversário do decreto assinado por são João Paulo II em 1988 para excomungar Marcel Lefebvre.
O arcebispo Lefebvre , que foi mussionário e arcebispo na África, fundou a Fraternidade São Pio X em 1970 como reação às decisões do Concílio Vaticano II. A FSSPX celebra a missa segundo o rito que existia antes da reforma do Concílio Vaticano II. O arcebispo Lefebvre morreu em 1991 sem ter se reconciliado com a Santa Sé.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar