Feb 4, 2026 / 12:23 pm
“Diante deste momento de profundo sofrimento, fazemo-nos próximos, como pastores, compartilhando a dor do nosso povo e reafirmando nossa comunhão fraterna com cada família atingida por esta tragédia”, disse ontem (3) a diocese de Crato em nota, por meio da basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE) sobre a morte dos 16 romeiros de Coité do Nóia (AL), vítimas de um acidente de ônibus na rodovia AL-220, no município de São José da Tapera (AL), na manhã de ontem.
O ônibus transportava cerca de 60 romeiros. Eles participaram da Romaria de Nossa Senhora das Candeias em Juazeiro do Norte (CE), realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, e retornavam para Alagoas quando o ônibus capotou. Cinco homens, sete mulheres, um adolescente e três crianças morreram. Os outros feridos foram socorridos e levados para as unidades de saúde da região.
A nota assinada pelo bispo de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, e pelo reitor da basílica Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva diz que “esses peregrinos, que vieram a Juazeiro do Norte como quem busca a luz, alimentaram sua fé na chama viva do Evangelho, encontrando em Jesus Cristo a esperança que não se apaga, mesmo diante da dor e do mistério da morte”.
“A chama acesa na Romaria das Candeias permanece viva como sinal de que a vida não termina, mas se transforma. À luz da fé cristã, cremos que aqueles que partiram, após terem se abastecido da esperança que nasce do encontro com Deus, agora são acolhidos pelo Pai das misericórdias na Pátria Celeste, onde a luz eterna brilha para sempre”, disseram o bispo e o reitor. “No altar de Nossa Senhora das Dores, Mãe compassiva que conhece o sofrimento humano, serão celebradas missas em sufrágio da alma das vítimas fatais e em intenção da saúde, conforto e consolação dos feridos e de seus familiares”.
“Que Nossa Senhora das Candeias envolva com seu manto aqueles que choram, fortaleça os que sofrem e conduza todos à luz do Cristo Ressuscitado, nossa esperança segura”.
Pesar e solidariedade da diocese de Penedo
A diocese de Penedo (AL), por meio de seu bispo, dom Valdemir Ferreira dos Santos, também manifestou ontem, por nota, seu “profundo pesar e solidariedade às famílias, parentes. amigos e comunidades das vítimas do trágico acidente ocorrido com fiéis da paróquia são Benedito, em Coité do Noia”.
“O Pai e Deus de toda consolação nos acompanha com amor eterno, transformando as sombras da morte em esperança de ressurreição”, disse dom Valdemar. “Que o Senhor da vida, neste momento de dor e tristeza, em sua infinita ternura, acolha na Casa Paterna os nossos irmãos e irmãs, romeiros do céu”.
O bispo ainda disse que suas “orações e comunhão” estão com os fiéis hospitalizados. “Que Nossa Senhora das Candeias, mãe de Deus e nossa continue intercedendo a seu Filho para que todos sejam atendidos em suas preces e confirmados em suas súplicas”.
Nota de pesar da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também manifestou ontem, em nota, “profundo pesar e solidariedade às famílias, amigos e comunidades das vítimas do trágico acidente ocorrido com fiéis” de Alagoas.
“Neste momento de dor e comoção, unimo-nos em oração confiando à infinita misericórdia de Deus todos aqueles que perderam a vida. Pedimos ao Senhor que conceda conforto, esperança e fortaleza aos familiares e a todos os que choram esta perda tão dolorosa”, disse a CNBB. “Que Nossa Senhora das Candeias, luz que ilumina o caminho do povo de Deus, interceda por todos, envolvendo com seu amor materno as famílias enlutadas e sustentando a fé das comunidades atingidas por esta tragédia”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar