Feb 2, 2026 / 15:39 pm
Cerca de 350 mil pessoas se inscreveram para venerar as relíquias de são Francisco de Assis — a primeira exibição pública dos restos mortais do santo.
De 22 de fevereiro a 22 de março, a basílica inferior de São Francisco, em Assis, Itália, receberá peregrinos de várias partes do mundo que vão à cidade italiana rezar diante do corpo do homem que a tradição eclesial descreveu como “o espelho vivo do Evangelho”.
O evento marca o 800º aniversário da morte do santo. Pela primeira vez, o corpo dele será trasladado de seu local de repouso numa capela subterrânea e colocado em frente ao altar papal na basílica Inferior.
O papa Leão XIV proclamou um ano jubilar especial para são Francisco de Assis por ocasião do 800º aniversário de sua morte. O ano se estenderá até 10 de janeiro do ano que vem, período ao longo do qual fiéis poderão obter indulgência plenária.
Um corpo oculto por séculos
Depois de sua morte em 1226, são Francisco foi sepultado sob o altar-mor da basílica Inferior, num lugar de difícil acesso para evitar qualquer tentativa de roubo de seus restos mortais. Seu corpo permaneceu oculto ali por séculos, até ser descoberto na noite de 12 para 13 de dezembro de 1818. Depois de um exame oficial do túmulo em 1819, a identidade dos restos mortais foi confirmada.
Nos séculos XX e XXI, o túmulo foi aberto duas vezes: primeiro em 1978 e depois em 2015.
Eventos que acompanham a exibição dos restos mortais
Antes da exposição pública do corpo do santo aos fiéis, serão celebradas vésperas no sábado, 21 de fevereiro, às 16h, reservadas exclusivamente aos frades franciscanos. Os restos mortais serão então transferidos em procissão da capela que os abriga até a basílica inferior.
O evento será acompanhado pelo lançamento de uma edição especial da revista San Francesco Patrono d'Italia, produzida pelo Sacro Convento de Assis. A edição de 160 páginas é inteiramente dedicada ao santo e tem contribuições dos mais proeminentes estudiosos franciscanos contemporâneos.
Um ano jubilar franciscano
O ano jubilar especial dedicado a São Francisco é considerado um dom espiritual único para toda a Igreja. A Penitenciaria Apostólica disse que o papa está abrindo o caminho, neste ano, para a obtenção da indulgência nas condições habituais.
Fiéis de todo o mundo podem obter a indulgência visitando qualquer igreja franciscana — ou qualquer local de culto em qualquer lugar do mundo dedicado a são Francisco de Assis ou ligado a ele por qualquer motivo — e cumprindo as condições necessárias para a obtenção da indulgência: recebendo os sacramentos da penitência e da Sagrada Comunhão, e rezando pelas intenções do papa.
A indulgência plenária, segundo a doutrina da Igreja, é a remissão, por Deus, da pena temporal que se segue aos pecados perdoados. A Igreja tem o poder de remitir essas consequências do pecado, visto que Deus a constituiu administradora dos frutos da redenção.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar