30 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV é convidado para o 19º Congresso Eucarístico Nacional

Presidência da CNBB em encontro com o papa Leão XIV | Vatican Media

O papa Leão XIV recebeu um convite para o 19º Congresso Eucarístico Nacional, que vai acontecer de 3 a 7 de setembro em Goiânia (GO). O convite foi entregue pelo arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros Silva, primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a vista da presidência da entidade ao papa, na segunda-feira (26).

Segundo a arquidiocese de Goiânia, momentos antes da audiência, dom João Justino entregou ao papa o convite e um prato artístico com o Selo Comemorativo dos 70 anos e do Ano Eucarístico da Arquidiocese de Goiânia. O arcebispo esteve acompanhado pelos padres Vitor Simão dos Santos e Pedro Mendonça Fleury, que atualmente estão estudando em Roma.

Como primeiro vice-presidente da CNBB, dom Justino participou da audiência da presidência da entidade com o papa, junto com o arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB; do arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, segundo vice-presidente; e do bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB.

Congressos Eucarísticos

Os Congressos Eucarísticos tiveram início em 1881, em Lille, França, por iniciativa de fiéis leigos apoiados por são Pedro Julião Eymard, chamado o “apóstolo da Eucaristia”.

Segundo o site da Santa Sé sobre os Congressos Eucarísticos Internacionais, uma mulher chamada Emilie Tamisier, inspirada por são Pedro Julião Eymard, tomou a iniciativa de organizar o primeiro Congresso Eucarístico Internacional, “com a ajuda de outros leigos, sacerdotes e bispos e com a bênção do papa Leão XIII”. O tema foi “A Eucaristia salva o mundo”. “Apostava-se em uma renovada fé em Cristo presente na Eucaristia como remédio contra a ignorância e a indiferença religiosa”, diz o site.

Os primeiros congressos tinham como inspiração a “viva fé na presença real da pessoa de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia” e, por isso, “o culto eucarístico manifestava-se de modo particular pela adoração solene e pelas grandiosas procissões que evidenciavam o triunfo da Eucaristia”.

A partir dos decretos de são Pio X sobre a comunhão frequente Sacra Tridentina Synodus (1905) e sobre a comunhão das crianças Quam Singularis (1910), passou-se a promover “a comunhão frequente dos adultos e a primeira Comunhão das crianças” na preparação e na celebração dos congressos.

Os congressos se tornaram internacionais com o pontificado de Pio XI, pois “começaram a ser celebrados rotativamente em todos os continentes, adquirindo uma dimensão missionária e de ‘re-evangelização’”.

O Rio de Janeiro (RJ) acolheu a 36º do Congresso Eucarístico Internacional, em 1955.

A partir do 37º Congresso, em Munique, Alemanha, em 1960, “os Congressos Eucarísticos Internacionais foram chamados  statio orbis  (proposto pelo noto liturgista Josef Jungmann, SJ), com a celebração da Eucaristia como centro e ápice de todas as várias manifestações e formas de devoção eucarística”.

Mais tarde, com o Concílio Vaticano II e “a Constitução Sacrosanctum Concilium de 1963, a Instrução Eucharisticum mysterium de 1967 (n.67) e particularmente o Ritual Romano De sacra comunione e de cultu mysterii eucaristici extra Missam de 1973 (nn.109-112), apresenta a nova imagem e indica os critérios para a preparação e a celebração dos Congressos Eucarísticos, que a partir  daquele momento se abriram aos problemas do mundo contemporâneo, ao ecumenismo e também, na fase de preparação, ao diálogo inter-religioso”, diz o site da Santa Sé.

Congressos Eucarísticos Nacionais

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em 1933, em Salvador (BA). Desde então, foram 18 edições: Belo Horizonte (MG), em 1936; Recife (PE), em 1939; São Paulo (SP), em 1942; Porto Alegre (RS), em 1948; Belém (PA), em 1953; Curitiba (PR), em 1960; Brasília (DF), em 1970; Manaus (AM), em 1975; Fortaleza (CE), em 1980; Aparecida (SP), em 1985; Natal (RN), em 1991; Vitória (ES), em 1996; Campinas (SP), em 2001; Florianópolis (SC), 2006; Brasília (DF), em 2010; Belém (PA), em 2016; e Recife (PE), em 2022.

19º Congresso Eucarístico Nacional

O 19º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) está sendo organizado pela arquidiocese de Goiânia, em colaboração dom as dioceses do regional Centro-Oeste da CNBB. O evento terá como tema “Hóstias vivas, no mundo, para a glória do Pai”.

“O termo ‘hóstia’ nos remete ao apóstolo Paulo”, diz página dedicada ao CEN no site da arquidiocese de Goiânia. Na carta aos Romanos, Paulo diz: “Exorto-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual” (Rm 12,1).

Com o termo “glória de Deus”, diz o site, “recordamos Santo Irineu de Lyon em sua célebre frase: ‘A glória de Deus é o ser humano vivo; a glória do ser humano é a visão de Deus!’”.

Cita ainda o número 112 do Ritual Romano, que “destaca a Celebração Eucarística como ponto central de todos os Congressos Eucarísticos, sendo fonte e ápice de toda a vida cristã”. “As celebrações da Palavra de Deus e as conferências deste evento podem contribuir para analisar os vários aspectos do Mistério Eucarístico”, acrescenta.

Segundo o site, “a possibilidade de rezar em comunidade e de participar da adoração ao Santíssimo Sacramento nas igrejas indicadas contribui para interiorizar os temas”. Além disso, “não devem faltar os testemunhos de fé eucarística manifestados também com procissões e iniciativas caritativas”, completa.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar