29 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV enfatiza responsabilidade doutrinal diante dos desafios atuais e da perda da fé

Papa Leão XIV cumprimenta o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, cardeal Víctor Manuel Fernández. | Vatican Media

O papa Leão XIV recebeu hoje (29) participantes da sessão plenária do Dicastério para a Doutrina da Fé, falando a eles sobre a urgência de oferecer uma orientação clara diante dos novos desafios, especialmente num contexto marcado pela perda da fé.

Falando aos membros do dicastério o papa falou sobre o “precioso serviço que prestam”, destinado a promover e salvaguardar a integridade da doutrina católica em matéria de fé e moral.

A missão que lhes foi confiada, disse o papa, consiste em “oferecer esclarecimentos sobre a doutrina da Igreja”, através de uma orientação pastoral e teológica que ajude a abordar questões que são frequentemente complexas e particularmente delicadas.

 

Documentos mais importantes

O papa fez citou alguns dos documentos que considera mais significativos, publicados no mandato do atual prefeito do dicastério, o cardeal argentino Victor Manuel Fernández, nomeado pelo papa Francisco em 2023. Leão XIV mencionou a nota Gestis verbisque, sobre a validade dos sacramentos; a declaração Dignitas infinita , dedicada à dignidade humana; as Normas para o Discernimento de Supostos Fenômenos Sobrenaturais ; a nota Antiqua et nova , focada nos desafios da inteligência artificial; a nota doutrinal Mater populi fidelis , sobre alguns títulos marianos ligados à cooperação de Nossa Senhora na obra da salvação; e a nota doutrinal Una caro , que fala sobre o valor do matrimônio como união exclusiva entre um homem e uma mulher e defende a monogamia.

O papa não fez referência à declaração Fiducia supplicans , publicada no pontificado do papa Francisco, sobre o significado pastoral das bênçãos, inclusive as dirigidas a casais em situações irregulares e uniões homossexuais.

 

Orientações claras para enfrentar os desafios

 

Segundo o papa, o trabalho feito por esse dicastério permite o crescimento espiritual numa “época de mudanças” e oferece aos fiéis “uma palavra pronta e clara da Igreja, especialmente no que diz respeito aos muitos novos fenômenos que surgem no palco da história”.

“Oferece também orientações valiosas aos bispos para o exercício de sua ação pastoral, assim como aos teólogos, em seu serviço de estudo e evangelização”, diz Leão XIV.

O papa Leão XIV concentrou sua atenção na sessão plenária que está sendo feita nestes dias, centrada na discussão sobre a transmissão da fé, assunto que ele diz ser "de grande urgência".

Observando o estado atual da sociedade, o papa lamentou o aumento daqueles que “não percebem o Evangelho como um recurso fundamental para a sua própria existência”, especialmente muitos jovens, que vivem “sem qualquer referência a Deus e à Igreja”.

Segundo o papa Leão XIV, esse cenário causa “dor” entre os fiéis, que precisam redescobrir a alegria de evangelizar, “sobretudo pelo poder da atração”, disse ele, citando os apelos contínuos de seus antecessores, Bento XVI e Francisco.

“A Igreja proclama Cristo, sem autopromoção ou particularismo, e nela cada um é e deve sempre e só reconhecer-se como um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”, disse Leão XIV.

O papa falou sobre a tarefa desempenhada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé de “acolher e acompanhar, com toda benevolência e discernimento, os bispos e superiores gerais chamados a tratar dos casos de crimes reservados ao Dicastério”. Além da doutrina, o dicastério também lida com os casos de abuso sexual do clero.

“Trata-se de uma área muito delicada do ministério, na qual é essencial garantir que as exigências da justiça, da verdade e da caridade sejam sempre honradas e respeitadas”, disse ele.

Por fim, o papa Leão XIV reafirmou sua gratidão aos membros do dicastério, em particular por sua “valiosa contribuição para a vida e o trabalho do dicastério e de toda a Igreja, especialmente quando tal contribuição é oferecida de maneira humilde e despretensiosa”.

 

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar