27 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

'Um em Cristo' é a chave para a missão da Igreja, diz Leão XIV

Papa Leão XIV, quando era bispo de Chiclayo, Peru, recita oração de consagração diante de Nossa Senhora de Fátima. | Cortesia da Missão de Fátima, Peru

O papa Leão XIV definiu Um em Cristo, Unidos na Missão como tema do Dia Mundial das Missões 2026, que marca o centenário da celebração anual instituída pelo papa Pio XI.

Em sua mensagem, divulgada no último domingo (25), na festa da Conversão de são Paulo apóstolo, o papa escreve que a renovação missionária da Igreja depende, antes de tudo, da comunhão espiritual e da reconciliação dentro das comunidades cristãs.

“O mistério da união com Cristo está no cerne da missão”, escreve Leão XIV, dizendo que “conflitos, polarização, mal-entendidos e falta de confiança mútua” podem corroer o testemunho da Igreja quando se enraízam “mesmo dentro de nossas comunidades”.

O Dia Mundial das Missões será celebrado em 18 de outubro.

União com Cristo e unidade entre os cristãos

Falando sobre o chamado à evangelização depois do Ano Jubilar da Esperança 2025, o papa escreve que o caminho missionário “exige corações unidos em Cristo, comunidades reconciliadas e, em todos, uma disposição para cooperar com generosidade e confiança”.

Leão XIV relaciona ao ecumenismo, incentivando os fiéis a aprofundar o diálogo com outros cristãos, "aproveitando as oportunidades que surgem da celebração conjunta do 1.700º aniversário do Concílio de Niceia".

Ele diz que a vida cristã não se reduz a um código ético ou a um conjunto de ideias.

“Ser cristão não se resume a práticas ou ideias; é uma vida em união com Cristo”, escreve ele, dizendo que essa comunhão “é a fonte de toda a frutificação missionária”.

'Não é um fim em si mesmo'

O papa diz que a unidade visa à proclamação do Evangelho.

“A unidade dos discípulos não é um fim em si mesma; ela se dirige à missão”, escreve Leão XIV. “É através do testemunho de uma comunidade reconciliada, fraterna e unida que a proclamação do Evangelho adquire todo o seu poder comunicativo”.

Ele cita o lema do beato Paolo Manna — “Todas as Igrejas unidas pela conversão do mundo inteiro” — e fala sobre o 110º aniversário da Pontifícia União Missionária, fundada em 1916. “Nenhuma pessoa batizada está isenta ou indiferente à missão”, escreve ele.

Graças às Pontifícias Obras Missionárias

Leão XIV faz agradecimentos específicos às Pontifícias Obras Missionárias, escrevendo que o trabalho delas em apoio à cooperação missionária é algo que “viveu com gratidão” em seu ministério no Peru.

Ele fala sobre os esforços da organização para "promover uma rede de oração e caridade que conecta comunidades em todo o mundo" e sobre o papel da beata Paulina Maria Jaricot, fundadora da Sociedade para a Propagação da Fé, que instituiu o rosário vivo.

O papa fala sobre as origens do próprio Dia Mundial das Missões, dizendo que o papa Pio XI o estabeleceu em 1926, depois de uma proposta da Sociedade para a Propagação da Fé, e que as ofertas anuais recolhidas são distribuídas “em nome do papa” para as necessidades missionárias da Igreja.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Missão como obra de amor

Na seção final, Leão XIV diz que a missão é um resultado do amor fiel de Deus revelado em Jesus Cristo.

“Se a unidade é a condição da missão, o amor é a sua essência”, escreve ele. “A boa nova que somos enviados para proclamar ao mundo não é um ideal abstrato; é o Evangelho do amor fiel de Deus, que se fez carne na face e na vida de Jesus Cristo”.

Ele diz ser grato aos missionários ad gentes de hoje — aqueles enviados para além de suas terras natais — e faz um apelo por novas vocações missionárias.

“O mundo ainda precisa dessas testemunhas corajosas de Cristo, e as comunidades eclesiais ainda precisam de novas vocações missionárias”, escreve ele. “Devemos sempre mantê-las perto de nossos corações e orar continuamente ao Pai por elas”.

Citando são Francisco de Assis, Leão XIV fala sobre os desafios que os missionários podem enfrentar: "Como disse são Francisco de Assis, o amor não é amado", escreve ele, exortando os cristãos a se deixarem inspirar pelo desejo do santo de viver e transmitir o amor do Senhor.

Uma oração pela unidade e pela evangelização

O papa conclui com uma oração pedindo que os fiéis sejam unidos em Cristo, fortalecidos para o testemunho e sustentados no serviço missionário: “Pai Santo, fazei-nos um em Cristo, enraizados em Seu amor que une e renova”, reza o papa, pedindo a Nossa Senhora, “Rainha das Missões”, que acompanhe a obra evangelizadora da Igreja “em todos os cantos da terra”.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar