19 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Igrejas da Europa renovam apelo à oração e à unidade

O arcebispo Gintaras Grušas de Vilnius, Lituânia, celebra missa na festa de são Lucas Evangelista para os delegados do Sínodo da Sinodalidade na basílica de São Pedro, no Vaticano, em 18 de outubro de 2023. | Evandro Inetti/EWTN News/Vatican Pool

O arcebispo de Vilna, Lituânia, Gintaras Grušas, fez um apelo aos cristãos de toda a Europa para que orem pela paz na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, observada de 18 a 25 de janeiro. Grušas é presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).

Em carta dirigida aos bispos católicos de todo o continente, o arcebispo Grušas relacionou esse apelo à oração à atualização da Charta Oecumenica, principal documento para a cooperação e a unidade entre as igrejas cristãs na Europa, assinada formalmente em Roma, Itália, em 5 de novembro do ano passado.

O arcebispo lituano disse que “essa unidade entre os batizados em Cristo é um poderoso instrumento de paz em todo o mundo”, especialmente num “mundo devastado pela guerra”.

O que é a Charta Oecumenica?

A Charta Oecumenica foi adotada em 2001 como um roteiro para uma cooperação mais profunda entre as comunidades cristãs na Europa. A revisão do ano passado, concluída depois de um processo de três anos liderado por um grupo de trabalho conjunto da CCEE e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC, na sigla em inglês), reflete as realidades europeias modernas relativas à migração e à secularização, assim como o aumento dos preconceitos sociais.

A CEC é uma associação de igrejas ortodoxas, protestantes e anglicanas dos países da Europa.

O documento revisado incentiva as igrejas a ampliar o entendimento mútuo e a testemunhar juntas o Evangelho num continente marcado por diversidade cultural, pressões seculares e tensões geopolíticas.

O apelo de Grušas aborda declarações recentes do papa Leão XIV em sua audiência com líderes cristãos depois da assinatura da Carta. O papa disse que os cristãos hoje “muitas vezes se sentem cada vez mais como minoria” em alguns contextos e pediu maior fraternidade e abertura “em meio ao clamor da violência e da guerra, cujos ecos ressoam por todo o continente”. Sua mensagem falou sobre a urgência da cooperação ecumênica não como um ideal abstrato, mas como um testemunho de paz e reconciliação.

Para Grušas, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos não se trata só de coesão entre as igrejas, mas também de promover a paz “entre todas as partes em conflito umas com as outras”.

Ele exortou os fiéis a confiar essa intenção comum à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Europa, e dos santos padroeiros da Europa, destacando a oração como fundamento para a transformação espiritual e social.

Misericórdia como resposta prática ao conflito

O anúncio do arcebispo ocorre num momento significativo para a Igreja na Europa. Sua arquidiocese está se preparando para sediar o sexto Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia (WACOM 6), de 7 a 12 de junho, encontro católico internacional com o tema Construindo uma Cidade de Misericórdia.

O congresso, que reúne milhares de fiéis, clérigos e leigos de várias partes do mundo, visa aprofundar a compreensão da Misericórdia Divina e seu papel no atendimento às necessidades espirituais e humanitárias do mundo moderno. Ele incentiva os fiéis a se tornarem “construtores de uma cultura de misericórdia” em suas famílias, comunidades e sociedades.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar