19 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

A Igreja se mobiliza em resposta a acidente de trem na Espanha

O bispo de Córdoba, Espanha, Jesús Fernández, (centro) e o pároco de Adamuz, Rafael Prados (esquerda). | Diocese de Córdoba, Espanha.

A Igreja está em oração e se mobilizando em resposta ao acidente de trem em Adamuz, Córdoba, Espanha, onde ao menos 39 pessoas morreram. Por volta das 19h45 três vagões de um trem de alta velocidade descarrilaram e colidiram com outro trem de alta velocidade.

A colisão fez com que pelo menos dois vagões caíssem de um barranco com cerca de quatro metros de altura. Cerca de 500 passageiros viajavam nos dois trens.

O salão da paróquia de Santo André, em Adamuz, serviu de refúgio para alguns dos sobreviventes, que receberam alimentos e suprimentos essenciais. O pároco, Rafael Prados, junto com um grupo de paroquianos, forneceu alimentos, cobertores e aquecedores aos afetados.

O bispo de Córdoba, Jesús Fernández, telefonou para o padre ontem (18) à noite para obter informações e confiar-lhe as vítimas e os feridos, para que “não deixem de sentir a sua ajuda, força e conforto neste momento de incerteza e dor”.

De manhã, o bispo Fernández foi ao lugar do acidente, e ofereceu os recursos da diocese "para o que for necessário", disse a diocese de Córdoba.

“A assistência médica é necessária, mas também a ajuda psicológica e espiritual, porque nessas situações precisamos sentir confiança e fé que nos ajudem a nos reerguer e seguir em frente”, disse o bispo.

Em sua estadia em Adamuz, o bispo Fernández visitou o pavilhão municipal e o lar de idosos da cidade, onde familiares estão sendo atendidos pelos serviços de saúde de emergência e pela Cruz Vermelha.

Solidariedade, a única coisa positiva

O pároco disse que "a solidariedade que despertou na cidade e no município, especialmente entre os profissionais de saúde que estiveram prestando assistência aos feridos e suas famílias por toda a noite, é o único aspecto positivo nesse grave acontecimento".

“Os moradores trouxeram cobertores, comida, água, aquecedores, leite e café quente, caso precisassem passar a noite ali”, disse o padre. “Foi angustiante ver como as ambulâncias tiveram que ser chamadas com urgência porque as pessoas estavam desmaiando”.

“Aqueles que estavam em melhor estado de saúde foram levados embora de ônibus, aos poucos, às três da manhã, e outros, como duas garotas de Toledo, foram buscados por suas mães, que se abraçavam em meio à dor; foi um momento de arrepiar”, disse ele.

Os membros do Coro Romero Virgen del Sol também se prontificaram a ajudar, com sua sede sendo transformada num centro logístico para distribuição de alimentos e preparação de bebidas quentes e lanches.

Adoración Torralbo, presidente do Coral, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo EWTN, que a sede do grupo, assim como a de todas as associações da cidade, ficou aberta por toda a noite, fazendo o possível para ajudar os afetados: "Demos tudo o que tínhamos".

Mensagens de condolências de bispos

Desde ontem (18) à noite, na Espanha, várias mensagens de condolências foram expressas por muitos bispos e dioceses do país que ofereceram orações pelos mortos e feridos e ofereceram sua colaboração.

O primeiro a se pronunciar publicamente foi o bispo auxiliar de Toledo, Francisco César García Magán, secretário-geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), pouco antes da meia-noite de ontem na Espanha: “Estou profundamente entristecido com o grave acidente de trem em Adamuz. Rezo pelo eterno descanso dos mortos e pela rápida recuperação dos feridos. Me uno à dor de suas famílias. Rezo para que encontrem conforto e força no Senhor neste momento de grande sofrimento”.

Na manhã de hoje a CEE publicou uma mensagem de condolências: "Ao tomarmos conhecimento do grave acidente ferroviário ocorrido ontem à tarde em Ademuz (Córdoba), manifestamos as nossas condolências às famílias das vítimas e desejamos uma rápida recuperação a todos os feridos. Unimo-nos à dor das comunidades afetadas e da sociedade em geral, e pedimos orações por todas as vítimas nas celebrações da comunidade cristã".

"Que o Senhor da vida e da paz conceda às vítimas o dom da vida e às suas famílias a esperança e a paz”, disse a conferência episcopal. “À Virgem Dolorosa, próxima de toda angústia, confiamos tantos que sofrem".

Condolências também foram expressas nas últimas horas pelo arcebispo de Madri, cardeal José Cobo; o arcebispo de Granada, José María Gil Tamayo; o arcebispo de Sevilha, José Ángel Saiz Meneses; o bispo de Vitoria, Juan Carlos Elizalde; o bispo de Orihuela-Alicante, José Ignacio Munilla; e o bispo emérito de Córdoba, Demetrio Fernández. Declarações também foram emitidas pelas dioceses de Plasencia, Cartagena e León, entre outras.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar